
Alteração de olfato e/ou paladar

Alteração de
olfato e/ou paladar
O olfato e o paladar são os sentidos de grande importância em nosso dia a dia. Sua perda ou alteração pode afetar a qualidade de vida, uma vez que os cheiros e sabores são importantes para o prazer de comer. Além disso, a perda do olfato também pode levar a problemas de segurança alimentar e mesmo física, uma vez que as pessoas não conseguem sentir se os alimentos estão estragados ou se há um vazamento de gás, por exemplo.
Alterações no olfato podem ter várias causas, como as condutivas, quando a pessoa possui desvio de septo e pólipos nasais, interferindo na identificação dos cheiros. Outra causa é a sensorial, por meio de infecções por vírus, ou tumores. E também pode haver alteração no olfato por questões traumáticas. A alteração do paladar também é outro problema que incomoda muitas pessoas. Também conhecida como Disgeusia (paladar distorcido), acontece pelo uso de certos medicamentos, infecções no trato respiratório e doenças sistêmicas.
Em muitos casos, a perda de olfato e paladar é temporária e pode melhorar com o tratamento da causa subjacente. Em alguns casos, a recuperação completa pode levar semanas ou até meses. É importante consultar um médico se você notar uma perda repentina ou persistente do olfato ou paladar, pois pode ser um sinal de uma condição mais séria que requer atenção médica.